quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Surpresas e reconhecimento

Me avisaram que eu poderia entrar para falar com a médica e ver a Zizinha, porém, antes precisava vestir uma roupa especial e higienizar as mãos. Era tudo novo, e agora a enfermeira iria me ensinar como me preparar para entrar na uti: precisei tirar o relógio e a aliança, também fui informado de que eu não poderia em hipótese alguma usar o telefone celular dentro da UTI, e no final ela me ensinou lavar as mãos (que alí era desde os cotovelos...rsrs). Me explicaram que era uma garantia a mais para minha e filha e todos os outros bebezinhos. Fiquei surpreso, mas me trouxe uma grande segurança quanto à responsabilidade do trabalho.
Enfim...entrei. Me deparei com um balcão em forma de curva, e alí sentada estava a médica. Parecia jovem, tinha os cabelos escuros, lembrava aquelas mulheres indianas. Era séria, serena e objetiva...depois descobri o tamanho da objetividade....rsrs. Me fez algumas perguntas (idade, etc.), e fez algumas anotações. Liberou para que eu fosse ficar um pouquinho com a Ana Luiza, e avisou que depois me chamaria novamente para conversarmos mais.
A enfermeira me conduziu, e me explicou que a Ziza ficaria num local chamado "isolamento", devido ela ter vindo de outro hospital. Cheguei até o local, era bem isoladinho mesmo...a técnica, estava dando um banho nela, com muita espuma....Logo percebi algumas diferenças, no lugar da incubadora agora tinha um berço aquecido...achei estranho pois minha filha não estava bem, e pra mim berço aquecido era para bebes em situações melhores...mas enfim!!! Percebi também que a movimentação alí naquele lugarzinho estava grande, e logo me pediram para sair um pouquinho, pois precisavam realizar um procedimento (pegar um acesso venoso, depois descobri)...na saída vi chegando um equipamento de ultrasonografia.
Saí, e agora a enfermeira me conduziu para uma sala de espera exclusiva para os pais da uti... gente era tanta gentileza...a enfermeira me ofereceu um travesseiro e um lençol...aceitei bastante agradecido e lá fiquei, esperando me chamarem.
Acredito que já era umas 02 horas da madrugada, quando entrou na salinha a enfermeira, me chamando para conversar com a médica. Olha, que susto! A médica querendo conversar...o que será que ela queria? aconteceu alguma coisa?
Dessa vez me conduziram a uma sala diferente, tinha ar de sala de reuniões, e ficava dentro da área da uti.
Estávamos lá: eu, a enfermeira e a médica.
A médica começou perguntando:
-O que disseram para o senhor, quando organizaram a vinda do deu bebe aqui para Porto Alegre?
-Nos disseram que ela precisava do suporte de uma uti, devido a má formação cardíaca, que precisava ganhar peso, para futuramente fazer uma cirurgia...não sei ao certo, penso que foi isso. - respondi.
-Possivelmente sua filha tenha uma síndrome genética...o senhor sabe o que é isso?
-Já ouvi falar em síndrome de down...
-Síndrome é uma situação onde existem diversas características que se repetem em vários indivíduos...lhe adianto que sua filha não tem síndrome de down, é outra síndrome. E eu não posso garantir que ela vá para casa!
Fiquei sereno (não sei como)...estava assustado internamente...A médica achou esquisito o meu comportamento, e questionou:
- O senhor está me entendendo?
-Sim! -respondi tranquilamente. Estava mesmo tranquilo, queria acreditar que não era nada grave, e realmente estava confiante que não fosse. Nesse momento ela começou a me relacionar algumas características da Ana Luiza, que poderiam indicar alguma síndrome:
- O senhor nunca viu as mãozinhas dela, que ficam serradas...a boquinha é menor, o peso é baixo, a orelha é um pouco diferente e tem um "lóbulo"....
Entenderam agora, o por que da forte impressão da objetividade, que destaquei nela?
Respondí:
-Eu pensava que a mãozinha era pelo fato dela ser pequenininha, pois ela abre as mãozinhas..
Se não bastasse tudo isso, agora a enfermeira ainda ia fazer uma contribuição, logicamente sem a intenção de ferir:
-Os pezinhos também são diferentes, tem o calcanhar pontudinho, parecem ser tortinhos, as unhas, etc....
Finalizando a conversa, a médica mais uma vez:
- O senhor está entendendo? Talvez sua filha não vá ficar bem ou ir para casa?
E segui "sereno". E ela, deu o ponto final à conversa:
- Vamos encaminhar o exame cariótipo, e depois veremos os procedimentos. Agora é melhor o senhor ir descansar, a viagem foi longa.
Saí acompanhado da enfermeira. Não pude ir até a Ziza, pois estavam ainda em procedimento. Voltei para a salinha dos pais.
Lá pelas 05 horas da madrugada, não me aguentei e fui até aonde estava a Zizinha (vocês devem ter percebido que o acesso é irrestrito aos pais, desde que não haja nenhum procedimento). Quando entrei na sala vi a Ana Luiza dormindo, não muito tranquila. Falei um pouco com a técnica, que por sinal era muito simpática, e também se chamava Ana. Em seguida, tocou o meu celular, ou melhor vibrou, pois deve-se evitar ao máximo o barulho lá dentro...saí rapidinho para atender, pois como já falei era PROIBIDO atender celular na uti. Era a Elizangela dizendo que acabara de chegar na rodoviária e que estava se dirigindo para o Hospital. Pediu que eu a esperasse na recepção.
Depois de alguns minutos descí até a recepção, e em seguida vejo a Elizangela entrando. Nos abraçamos. Fali que estava tubo bem. Subimos para a salinha dos pais, e lá deixamos a bagagem num cantinho.
Levei a Elizangela até a uti, mostrei como deveria ser o "ritual" antes de entrar, e depois fomos até o isolamento onde estava a Ana Luiza.


Foram momentos de muita tensão... a incerteza sempre traz muita angústia. E para vocês como foi?

Abraços

Eloir

6 comentários:

  1. Sou mãe de dois meninos e tia também de dois meninos.Nossa família praticamente só de garotos.Mas, Deus é maravilhoso nos enviou um presente a pequenina "Isabelle", minha sobrinha linda.Projetei a vontade de ter uma filha na Bellinha, minha ansiedade em conhecê-la era imensa, comprei seu enxoval, viajei a trabalho e aproveitei para ir próximo ao nascimento dela, de uma vez que a gravidez da minha irmã era de alto risco e o parto seria antecipado.Bem chegou o dia "21/09/2010", quando cheguei no hospital vi que algo estranho acontecia, a Bellinha estava na UTI e não poderia receber visitas, muito pequena, baixo peso, prematura, cheia de fios, soro, sondinha, oxigênio...Senti uma dor no peito, a garganta seca, uma vontade de gritar, chorar, mas tinha que me manter firme para que a minha irmã (mãe da Bellinha) não percebesse minha tristeza.Foi quando observei que ela tinha alguns traços diferentes, orelhinha mais baixa, dedinho indicador maior e sobreposto os demais, mamilos separados..mas achei que seria má formação por ter ficado apertadinha no ventre. Passando alguns dias começaram intercorrências e a Bellinha foi transferida de hospital e imediatamente os médicos diagnosticaram , pelos traços fisícos a síndrome de Edwards. Foi pedido o cariótipo.Bellinha está em casa, o seu quartinho virou um mini hospital com oxigênio, monitoramento via telefone, se alimenta por sonda, como tem muito amor e carinho ela está engordando , está bem.Porém hoje 11/11 ao pegarmos o resultado do exame, foi confirmado que ela é Edwards...não sabemos o tempo que ela ficará conosco, mas será amada!!!
    Ela é especial e veio para mudar as nossas vidas!

    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  2. Olá Tia da Bellinha,

    Temos muita experência com bebês com a trissomia do 18 já que nossa associação nasceu em função da chegada de um deles.
    Cadastre a Bellinha no nosso site www.sindromedoamor.com.br em CADASTRE SEU FILHO. É apenas isso que vc tem que fazer para ter suporte de profissionais, conhecer outras famílias.
    Aguardamos vc
    Um abraço.
    Marília

    ResponderExcluir
  3. ELOIR PRA NÓS TAMBÉM FOI MUITO DIFÍCIL, QUASE PERDEMOS NOSSA FILHA E ASSIM COMO NÃO DERAM NEHUMA ESPERANÇA PRA VC TAMBÉM NÃO NOS DERAM NENHUMA......MAS DEUS É MAIOR, E NOSSA FILHA SOBREVIVEU, ELA TEM PARALISIA CEREBRAL , A QUAL AFETOU TODA SUA COORDENAÇÃO MOTORA, ANDA DE CADEIRA DE RODAS, MAS VOU TE FALAR É UMA LINDA MENINA DE 12 ANOS, A RAZÃO DA NOSSA VIDA, INTELIENTE E ESTUDIOSA, PORTANTO O FATO DELA NÃO ANDAR É SÓ UM DETALHE.........ESPERO EM DEUS QUE SU FILHINHA FIQUE BEM E VCS VOLTEM PRA CASA E SEJAM MUITOS FELIZES..........LEMBRE-SE FILHOS ESPECIAIS SÓ ´SÃO ENVIADOS A PAIS ESPECIAIS........DEUS OS ABENÇÕE....JOVANIA.GOIANIA/GO

    ResponderExcluir
  4. Querido amigos... tantas histórias lindas....
    Obrigado pelas contribuições...pelas lindas histórias..é tão bom compartilharmos sentimentos para aliviar os "ruíns" e potencializarmos os bons.
    A Associação Sindrome do Amor foi nosso porto seguro..que ela também venha a ser de todos aqueles que se propuserem a amar mais.

    Queria lembrar ainda...estas histórias que relato, são por hora lembranças...

    Abraços com muito carinho

    Eloir

    ResponderExcluir
  5. Estou desesperado, acabo de receber a notícia que nossa nenem tão aguardada será portadora da Sindrome de Edwards. Ainda não contei a minha esposa e tenho certeza que ela irá ficar desesperada. Sou religioso, mas confesso que no meu pensamento, atualmente não tem nada de bom. Esses relatos de pais que fizeram de tudo por seus bebês nos dá mais força..Só Deus para amenizar tanta dor.

    ResponderExcluir
  6. tenho uma sobrinha q tem um mês e 14 dias,o nome dela é lohany vitória recebemos a noticia a pouco tempo que ela era portadora da sindrome de adwards.estamos todos desolados tristes ela era muito aguardada primeira sobrinha primeira filha ii primeira netinha dos dois lados.amei conhecer a sindrome do amor por q com os depoimentos q vemos aki agente consegue superar melhor o q estamos vivendo mais ela ta sendo uma guerreira e lutando pela vida um dia apos o outro. infelismente agente sabe quando a vida dela começou mais nao sabemos quando vai terminar para todos que estão passando pelo mesmo problema tenham muita fé no senhor só ele pode nos ajudar nesse momento tão dificil um abraço para todos..!!

    ResponderExcluir